
"Near, far, wherever you are
I believe that the heart does go on
Once more you open the door
And you're here in my heart
And my heart will go on and on"
Taylor nasceu em Grand Rapids, Michigan, filho de Deborah e Daniel Lautner. Ele tem descendência francesa, holandesa, alemã e nativa-americana (especificamente dos Ottawa e Potawatomi). Ele também tem uma irmã chamada Makena.
Lautner começou a estudar caratê com seis anos de idade, treinando na Fabiano’s Karate School, em Holland, Michigan. No ano seguinte, ele começou a ganhar torneios. Ele foi logo convidado para treinar com um time já havia sido campeão mundial de caratê sete vezes, o Mike Chat e, quando tinha oito anos, ele foi convidado para representar o seu país.
Taylor começou sua carreira de ator após seu instrutor de artes marciais convencê-lo a participar de uma audição em um anúncio do Burger King, em Los Angeles. Embora ele não tenha sido bem sucedido, ele gostou tanto da experiência que decidiu seguir uma carreira. Em breve, ele e sua família estavam viajando de sua casa, em Michigan, para a Califórnia, para que Taylor pudesse frequentar audições para atuar em papéis regulares. Quando Taylor tinha dez anos, mudou-se com sua família para Los Angeles, para lhe permitir prosseguir tentando atuar como ator.
Ele continuou a florescer no circuito das artes marciais e, em 2003, com onze anos, ele foi classificado número um do mundo pela Black Belt Open Forms, Musical Weapons, Traditional Weapons and Traditional Forms da NASKA, e com doze anos, ele havia ganhado o "Junior World Championships". Na World Karate Association, ele venceu o "Junior World Forms and Weapons", ganhando três medalhas ouro.
[N/B: Muitas vezes é facil julgar quando se é fraco ou quando até mesmo as pessoas desconfiam de que você é capaz, é muiito facil julgar quando não se conheçe , e esse meniino aqui tem um lugar especial , pois Taylor Lautner mostrou a todos que acreditavam que ele era incapaz de lutar pelo o que queria , e eu não estou dizendo isso assim do nada , pois só eu sei como ele batalhou para estar onde está, eu e as milhares de fãs dele como eu , mosrou que não é somente um rostinho boniito para mídia , tenho orgulho de seguir ele já á 4 anos, esse é guerreiro e é especial ser fã dele.]
Do mesmo ano de Harry, Neville é um garoto de face redonda que conheceu este quando procurava por seu sapo, Trevo no expresso de Hogwarts. Apesar de ser um pouco desastrado, Neville tem um certo talento para herbologia. Sua família achava que ele era um aborto até que ele desacelerou sua queda de uma janela. Ele teve seus pais mortos poucos meses depois do seu nascimento, sendo criado pela avó.
Mais tarde, Neville esteve na Armada de Dumbledore, na batalha do Departamento de Mistérios e na Batalha da Torre de Astronomia. No ano letivo de 1996/97, liderou a A.D, em oposição ao regime dos comensais da morte em Hogwarts.
Na batalha de Hogwarts, teve particação fundamental, pois matou a cobra Nagini.
Ele é o irmão caçula da família, tendo três irmãos mais velhos. Apesar de praticar vários esportes, como patinação no gelo, basquete, futebol, críquete, dentre outros, seu preferido é a pesca, que também é seu hobby. O país que mais gosta é os EUA. Mora atualmente em Effingham, Surrey, Inglaterra, com sua mãe, seu pai e seus irmãos. Possui olhos azuis, é destro, seu filme preferido é Titanic, o livro que mais gosta da série Harry Potter é o terceiro (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), gosta de rap (Eminem em especial) e tem como outro dom o canto; começou a cantar com sete anos, no famoso coral da Guildford Cathedral Choir.
Curiosamente, ao fazer o teste para o filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, fê-lo para o personagem Harry Potter mas perdeu-o para Daniel Radcliffe. Então tentou Ronald Weasley, mas acabou conseguindo o papel de Draco Malfoy, pois a própria J. K. Rowling tinha assistido Anna e o Rei e dito que Tom era perfeito para interpretar Draco Malfoy no cinema. O papel de Rony Weasley acabou indo para Rupert Grint.
Como seus cabelos são castanhos, teve que colorir o cabelo três vezes para conseguir o tom loiro exigido para o papel. O problema é que o cabelo acabou ficando mal, então o diretor Chris Columbus teve a idéia de pôr bastante gel e colocar para trás. Isso acabou dando um efeito de esnobe em Tom, que é uma das características de Draco. Porém, a partir do terceiro filme da série, o ator aparece com o cabelo desarrumado.